Olá pessoal! Ontem no site da Revista Marie Claire
foram postadas duas respostas a internautas sobre
o "problemas" da Tireoide.
Achamos interessante pois se trata de uma
questão de saúde e de utilidade pública, por isso
questão de saúde e de utilidade pública, por isso
transcrevemos aqui.
As dúvidas foram respondidas pela médica especialista
em nutrologia e colunista da revista, Esthela Conde.
Seguem abaixo as dúvidas e respostas da médica:
"Maria Laura: Como perceber que eu tenho problema na tireoide? Quais os sintomas?
Existem vários "problemas" da tireoide (cistos, nódulos, hipotireoidismo, hipertireoidismo). O médico fazendo um bom exame físico e solicitando alguns exames complementares poderá identificar caso exista algum deles. Contudo você mesma poderá notar alguns sintomas caso esteja com algum problema na sua tireoide. Por exemplo, no hipotireoidismo (diminuição na produção dos hormônios da tireoide), pode ocorrer ganho de peso, sonolência, queda de cabelo, depressão, cansaço, dores musculares, além de em alguns casos, ocorrer também o aumento do volume da tireoide (no pescoço). No hipertireoidismo (aumento na produção dos hormônios da tireoide), pode ocorrer perda de peso, ansiedade, cansaço, sensação de calor, taquicardia, além também, do aumento do volume da tireoide.
Maria de Andrade: De qual maneira esse problema pode impactar no meu peso?
O que acontece é que a tireoide participa diretamente do nosso metabolismo, deixando mais lento (no caso do hipotireoidismo) ou mais acelerado (no hipertireoidismo). Se o metabolismo fica mais lento, o gasto calórico será menor, logo se a pessoa mantém a mesma ingestão alimentar, já da pra imaginar o que acontece né?! Aumento de peso!! No Hipertireoidismo ocorre o oposto, o metabolismo fica acelerado demais e o gasto calórico aumenta. Mas não pense que isso acontecendo, será uma nova maravilha do mundo. Outros sintomas indesejáveis também surgirão! Fora que pode o ocorrer também perda muscular."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua participação é muito importante, pois é você também quem faz o blog! Então fique à vontade para compartilhar sua opinião!