terça-feira, 27 de novembro de 2012

Alimentos Funcionais - AMIDO RESISTENTE e Beta Glucanas – Parte I


Olá pessoal!


Alimento funcional é um alimento natural ou enriquecido com aditivos alimentares como - entre outros - vitaminas, minerais dietéticos, culturas bacterianas, Ômega 3, antocianinas, carboidratos - fibras (como probiótico, prebióticos, etc.) que possam contribuir para a manutenção da saúde e redução do risco de doenças. Cientistas alimentares ainda estão avaliando o Pro e Contra do uso de alimentos funcionais na nutrição humana sob aspectos da qualidade alimentar.

Os primeiros alimentos com algum tipo de modificação para aumentar seu valor nutritivo, especialmente com sais minerais, apareceram na década de 1920. Durante as décadas seguintes houve uma grande desenvolvimento da tecnologia de alimentos em diversos aspectos como desenvolvimento de novos ingredientes, embalagens, equipamentos e processos. Após esse período de desenvolvimento uma nova preocupação, especialmente após os anos da década de 1970 e 1980, foi com o desenvolvimento de característica que além da segurança alimentar e aspectos nutricionais, pudesse oferecer um benefício adicional ao consumidor.

Esta nova preocupação levou ao desenvolvimento dos alimentos funcionais. inicialmente este processo foi mais intenso no Japão onde, a partir de 1993 foi criada uma categoria de alimentos designados Foshu (em inglês: FOSHU um Acrónimo de Food for specific health use), estes alimentos passaram a ter maior destaque.

Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros e ao mesmo tempo o crescente aparecimento de doenças crônicas como obesidade, aterosclerose, hipertensão, osteoporose, diabetes e câncer, está havendo uma preocupação maior, por parte da população e dos órgãos públicos de saúde, com a alimentação.

Hábitos alimentares adequados como o consumo de alimentos pobres em gorduras saturadas e ricos em fibras presentes em frutas, legumes, verduras e cereais integrais, juntamente com um estilo de vida saudável (exercícios físicos regulares, ausência de fumo e moderação no álcool) passam a ser peça chave na diminuição do risco de doenças e na promoção de qualidade de vida, desde a infância até o envelhecimento.

Amido resistente é a porção de amido e produtos do amido que resistem à digestão no intestino delgado.

Pesquisadores definiram como sendo aquele que resiste à dispersão em água fervente e hidrólise pela ação da amilase pancreática. O principal interesse em relação ao amido resistente é o seu papel fisiológico. Por não ser digerido no intestino delgado, este tipo de amido se torna disponível como substrato para a fermentação pelas bactérias anaeróbicas do cólon. Dessa forma, essa fração de amido compartilha muita das características e benefícios atribuídos à fibra alimentar no trato gastrintestrinal.
Conferem importantes benefícios á saúde como: modificação da flora do cólon; aumento da excreção fecal de nitrogênio; redução do risco de câncer de cólon; hemorróidas; diverticulite; constipação; aumento do bolo fecal; modulação da glicemia; atua como agente prébiótico, pois não é digerido no intestino delgado, logo serve de substrato para o crescimento de microorganismos probióticos; reduz níveis de colesterol LDL e triglicerídeos.


A banana verde é rica (até 84%) em amido resistente. Durante sua fase de amadurecimento, a quantidade de amido total e de amido resistente decresce drasticamente. A suplementação dietética de banana verde cozida traz benefícios inegáveis à saúde pública e sua aplicação na elaboração de produtos de padaria ou massas ou bebidas contribuindo para melhores propriedades de textura, benefícios à saúde e servindo tanto para a indústria de alimentos, como para o consumidor. Em um estudo, avaliaram o aproveitamento da farinha de banana verde, na produção de biscoitos cookies na proporção de 30% e concluíram que além de elevar o valor nutricional do alimento em fósforo, ferro e cálcio o produto teve boa aceitabilidade por parte de consumidores de faixas etárias diferenciadas.

O conhecimento das propriedades fisiológicas do amido resistente permite sua melhor utilização na alimentação, inclusive em dietas diferenciadas, podendo complementar e/ou substituir a fração fibra de determinados alimentos, sem alteração significativa das características organolépticas destes. Desta forma, são necessárias técnicas adequadas para a quantificação do amido resistente nos alimentos, cujos resultados correlacionem com a resposta biológica, permitindo melhor avaliação de seus efeitos fisiológicos. Embora evidentes, os avanços nas técnicas atuais para a análise de amido resistente ainda não permitiram obter correlações seguras, o que indica a necessidade de continuar pesquisas sobre este assunto.

Desejo às minhas leitoras uma semana muito gostosa!!

Chef Maurício

Um comentário:

  1. A Biomassa de Banana Verde é rica em Amido Resistente e pode ser utilizada em qualquer preparação doce ou salgada sem alterar o sabor, ao contrário da Farinha que tem um sabor residual....

    ResponderExcluir

Sua participação é muito importante, pois é você também quem faz o blog! Então fique à vontade para compartilhar sua opinião!

Siga o CWB Plus Size!

Follow Me on Pinterest