domingo, 4 de novembro de 2012

Os segredos dos alimentos mais energéticos – Parte I

Olá querido leitor!

Proponho que você analise esta pequena lista onde apresento alguns alimentos energéticos que o ajudarão a manter-se alerta e vigoroso durante a sua vida. A maioria destes alimentos podem ser encontrados nos supermercados, bem como em lojas de produtos naturais. 
Você conhecerá uma variedade de alimentos naturais que ajudará a fornecer energia, e com isso vitalidade para o seu corpo.

Citrinos; Ricos em vitamina C. Laranja, grapefruit, limão e a lima tendem a diminuir a preguiça provocada pela gordura que você consome. As frutas cítricas ajudam a liquefazer e diluir a gordura, eliminando-a de seu organismo, e proporcionando-lhe mais energia.

Outras frutas, como a maçã, contêm um ingrediente natural conhecido como pectina. A pectina é um agente natural que combate a gordura, limitando a capacidade de absorção de gordura das suas células. Quando liberadas em seu sistema digestivo, as substâncias da pectina tendem a absorver água e bombardear suas células, liberando assim grupos de gorduras, sendo parte delas causadoras de fadiga.

Soja; Contém uma substância, a lecitina, que atua como um escudo protetor. Uma vez metabolizada, a lecitina libera um subproduto conhecido como
colesterolecitina-aciltransferase (LCAT). Esse subproduto age como barreira e mecanismo de defesa das células. Uma vez quebrados, os depósitos de gordura podem ser eliminados pelo organismo com mais facilidade. Lembre-se de que a gordura causa fadiga, portanto, use a soja para eliminar a gordura.

Aspargo; Esse vegetal contém um alcalóide, conhecido como aspargina, que estimula seus rins e decompõe a gordura causadora da fadiga.


Beterraba; A beterraba contém uma forma de ferro de baixo nível que limpa as células do sangue e funciona como um poderoso agente de limpeza, eliminando os depósitos de gordura. A beterraba também contém minerais naturais que ajudam a limpar as gorduras acumuladas nas células do fígado, rim e vesícula biliar.


Repolho; O alto conteúdo de enxofre e ferro do repolho serve como agente de limpeza para o estômago e para o trato intestinal.
Cenoura; Uma boa fonte de beta-caroteno, um precursor da vitamina A capaz de aprisionar as gorduras antes que estas venham a aderir ao seu corpo e causar cansaço; a cenoura ativa o metabolismo, energizando suas células e promovendo uma reação com a eliminação da gordura.


Aipo; O aipo fresco cru possui uma alta concentração de cálcio. Este mineral energiza o sistema endócrino, produzindo hormônios que decompõem a gordura
acumulada nas células. O aipo também contém magnésio e ferro, minerais que nutrem as células do sangue.
Tomate; Rico em vitamina C e ácidos cítricos naturais, o tomate revigora seus processos metabólicos. O tomate e o sumo do tomate atuam como diurético,
estimulando os rins. Essa combinação, com os minerais ativados por enzimas, indica aos rins que os depósitos gordurosos devem ser filtrados do seu sangue.




Brócolis; Este membro da família do repolho é rico em uma substância pouco conhecida chamada indol-carbinol, que decompõe compostos que, do contrário,
poderiam aderir às células e causar fadiga. Esse mesmo composto ajuda a desintoxicar as artérias obstruídas, proporcionando-lhe mais energia e vigor.

Banana; A banana é uma excelente fonte de potássio, vitamina B6 e Biotina, uma outra vitamina do complexo B, um trio de nutrientes que ajuda a eliminar os
depósitos de gordura e promover uma sensação de energia mais duradoura.



Pimentão; Que alimento contém maior quantidade da energética vitamina C: uma laranja ou um pimentão? Sem dúvida é o pimentão. Ele contém o dobro da quantidade de vitamina C de uma laranja. Inclua pimentões verdes ou vermelhos (ricos em beta-caroteno) diariamente na salada e desfrute de uma energia mais duradoura.

Feijão; Uma excelente fonte de hidratos de carbono complexos, o feijão ajuda a promover uma sensação de energia que pode durar várias horas. Cuidado ao
adicionar gordura a um prato de feijão, uma pequena quantidade será suficiente, mas mantenha o mínimo.

Sementes; Ricas em zinco e proteínas, as sementes (como sementes de gergelim, girassol e abóbora) contêm uma substância inibidora da protease. Essa substância inibe o acúmulo de gordura e estimula o metabolismo de hidratos de carbono, proporcionando assim uma energia mais resistente.
Gérmen de Trigo; Rico em vitaminas do complexo B, esse alimento também é uma fonte especial de vitamina B6, necessária para ajudar a promover a sensação de vigor físico e emocional. Esse alimento versátil não precisa ficar confinado ao cereal do café da manhã. Use-o em tudo: dos assados às sopas, ensopados, saladas e pães.





Cevada; Competindo com hidratos de carbono complexos, como aveia e arroz integral, esse grão despretensioso não recebe atenção suficiente. A cevada é rica em fibras solúveis, que tendem a diluir os resíduos que poderiam lhe causar a sensação de preguiça. Experimente a cevada como  acompanhamento em ensopados e saladas, ou em sopas. Uma quantidade pequena, meia xícara de cevada cozida por dia, pode ser suficiente para ajudar a desintoxicar seu sistema digestivo, protegendo-o da toxemia causadora de fadiga.

Alho; Esse super alimento possui compostos derivados do enxofre que limpam do seu sistema resíduos tóxicos que reduzem a energia. O alho também diminui a viscosidade do sangue. Contém alícina, um ingrediente ativo capaz de revitalizar o metabolismo, aumentar a energia, estimular o sistema imunológico e proporcionar uma sensação de saúde rejuvenescedora. Um ou dois dentes diariamente atuam como energéticos.



Uva; Um valioso estimulante digestivo, a uva alerta seu metabolismo, eliminando de seu organismo o ácido úrico causador de fadiga. Além disso, a uva ajuda a
restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, necessário para um fornecimento constante e prolongado de energia.





Nunca se esqueça de que você jamais deve seguir uma dieta sem a ajuda de um médico e de uma nutricionista, profissionais especializados para te dar a orientação correta.


Aos meus amigos leitores uma ótima e energética semana!

Chef Maurício Barufaldi

2 comentários:

  1. Oi, tudo bom ?
    O Manequim G3 tem um selinho agora!
    E indicou esse blog para recebe-lo...
    Esperamos vc lá!
    O Manequim G3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho de sempre Nana! Muito sucesso à nós e que consigamos o respeito tão almejado. Grande beijo.

      Excluir

Sua participação é muito importante, pois é você também quem faz o blog! Então fique à vontade para compartilhar sua opinião!

Siga o CWB Plus Size!

Follow Me on Pinterest