quinta-feira, 1 de março de 2012

PLUS SIZE - Dr. Rey e a mulher de verdade

Olá leitoras e seguidoras do CWB Plus Size! =) Desejamos a vocês uma ótima quinta-feira.

Apesar da animação, viemos aqui para falar de algo sério: o comentário de Roberto Miguel Rey Junior, o "famoso" Dr. Rey que é o personagem principal do reality show "Dr. Hollywood" que passa na emissora RedeTV. Para quem não sabe, Dr. Rey é cirurgião plástico e nesse programa mostra casos de pessoas que procuram seus serviços.

Não que ninguém do nosso blog assista, mas certamente assistimos ao programa de ontem antes de fazer este comentário. Claro que um programa que tem como objetivo mostrar resultados de cirurgias plásticas tem todo um background de valorizar a beleza padronizada. Mas não é disso que viemos falar, e nem dessa cena protagonizada pelo Dr. Rey no Carnaval 2012, na qual ele "examina" o bumbum de uma mulher para dizer se ele é "perfeito" ou não.



Simplesmente viemos falar do comentário de Dr. Rey no programa de ontem, dizendo que "a mulher gorda não é a mulher de verdade". O sentido da frase era dizer que a mulher quando está gorda não está no seu auge, não está saudável. Ele também mencionou a mulher que está acima do peso vai sofrer com diversos problemas de saúde. Muitas modelos Plus Size que têm acompanhamento de médicos e nutricionistas sabem que é possível manter a saúde com os quilos a mais.

Para responder a esse comentário do Dr. Rey, o CWB Plus Size trouxe aqui uma reportagem da Revista Superinteressante, chamada O Verdadeiro Peso de Estar Acima do Peso, que fala a respeito do assunto de forma científica, nem sempre condenando mulheres gordinhas ao estigma da falta de saúde. A reportagem também é super-bacana porque fala sobre as consequências psicológicas de se estar acima do peso também, sendo bastante completa nesse sentido.

E, para finalizar: mulheres gordinhas são SIM mulheres de verdade. Achamos absurdo que alguém possa utilizar a mídia para dizer que a mulher de verdade é somente aquela dentro dos padrões de beleza impostos pela sociedade.

2 comentários:

  1. A questão é que isso tudo de "Plus Size" é questão de marketing, o governo poderia investir fortemente no combate a obesidade, mais o que vemos é a mídia, as corporações e o próprio governo investindo em "comodidades" as pessoas obesas, e ainda tem mais, a obesidade é uma doença e fazer apologia a ela é uma falta de discernimento absurda, não estou querendo dizer que uma pessoa com excesso de peso não pode se vestir bem, comer, ou simplesmente viver, estou tentando dizer o seguinte: É mais fácil maquiar o problema do que enfrentar de forma ampla essa doença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego, tudo bem?

      Concordamos que a obesidade é uma doença. E de fato, no nosso espaço não fazemos apologia à obesidade e como você mesmo colocou, ela tem direito de se vestir bem, comer e viver.

      Essa é a sua opinião, a respeitamos e consideramos sempre bem-vindas.

      Peço também que dê uma percorrida pelo blog como um todo, dessa forma poderá perceber que valorizamos a beleza independente do peso, mas também tratamos o assunto com seriedade, uma vez que algumas pessoas nos procuram para ajudá-los também na perda de peso. Incentivamos isso. Queremos que entenda também, que nem todo excesso de peso é já definido como doença, portanto, quando for considerado dessa forma, não seremos negligentes ou maquiaremos uma situação.

      Quanto ao governo, são investidos muitos recursos para o tratamento da obesidade mórbida através do Programa de Cirurgia Bariátrica. Adaptações / Intervenções são realizadas seguindo o que constitui os princípios de acessibilidade, não para maquiar o problema, mas para que pessoas com mobilidade reduzida, como é o caso de quem tem obesidade mórbida, possam utilizar dos bens públicos, e ainda, de forma mais confortável possível. Isso é lei e é válida para toda e qualquer limitação física.

      Agradecemos pela colocação do seu ponto de vista, esperamos que continue participando.

      Excluir

Sua participação é muito importante, pois é você também quem faz o blog! Então fique à vontade para compartilhar sua opinião!

Siga o CWB Plus Size!

Follow Me on Pinterest