sexta-feira, 14 de outubro de 2016

OUTUBRO ROSA

Não é por causa do início da primavera que no mês de outubro vemos laços cor de rosa em perfis de facebook, hospitais, repartições públicas e até em lojas.  Ele existe porque em 1990, a Fundação Susan G. Komen for the Cure ( que trata do câncer de mama) distribuiu laços cor de rosa aos participantes da 1ª Corrida pela Cura, realizada em Nova York. A corrida se repetiu todos os anos no mês de outubro e a cada ano ganhou novos apoiadores, tanto que hoje a Campanha do Outubro Rosa é adotada em vários lugares do mundo para a Prevenção do Câncer de Mama.

No Brasil, o Ministério da Saúde é o grande promotor do Outubro Rosa com campanhas preventivas e realização de exames como ultrassonografia e mamografia.

(fonte: blog.saude.gov.br)
  
PREVENÇÃO E AUTOEXAME

O principal ato da campanha é ensinar as mulheres a fazer o autoexame da mama. Ele deve ser feito uma vez por mês, todos os meses, 3 a 5 dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa nas mulheres que já passaram pela menopausa.

Dra. Sheila Sedicias – Ginecologista)


 A palpação pode ser feita durante o banho. Para isso deve-se:
1.        Levantar o braço, colocando a mão atrás da cabeça como mostra a imagem 1
2.       Palpar cuidadosamente a mama usando os movimentos da imagem 2
3.        Repetir estes passos para a mama do outro lado.

A palpação deve ser feita com os dedos da mão juntos e esticados em movimentos circulares em toda a mama e de cima para baixo. Depois da palpação da mama, deve-se também pressionar os mamilos suavemente para observar se existe a saída de qualquer líquido.
                Encontrou algum nódulo, caroço, pele endurecida, depressão, sentiu dor, teve secreção? Procure a unidade de saúde mais próxima e marque uma consulta com o seu ginecologista.

ULTRASSONOGRAFIA E MAMOGRAFIA

A atenção deve ser redobrada em todas as mulheres após os 20 anos com caso de câncer na família, ou com mais de 40 anos, mesmo sem caso de câncer familiar. Essas mulheres devem realizar o auto exame da mama e manter sempre em dia suas visitas ao ginecologista para prevenir e diagnosticar precocemente qualquer alteração.
                A mamografia é exame recomendado principalmente as mulheres pós-menopausa, que devem realiza-lo, pelo menos, a cada 2 dois anos. A mamografia está disponível no SUS e pode ser requisitado pela própria mulher na sua unidade de saúde. Mulheres em idade reprodutiva tem as mamas mais densas e são mais beneficiadas pela ultrassonografia, que deve ser requisitada pelo seu médico ginecologista.


O CWB Plus Size apoia o Outubro Rosa e recomenda a Prevenção. Mais de 90% dos canceres de mama são curáveis quando detectados precocemente. Faça o autoexame e consulte seu ginecologista regularmente.


Bom final de semana,
Adri





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante, pois é você também quem faz o blog! Então fique à vontade para compartilhar sua opinião!

Siga o CWB Plus Size!

Follow Me on Pinterest