domingo, 11 de dezembro de 2011

PLUS SIZE - Emagrecedores estão proibidos

Desde a última sexta-feira (09/12/2011) um atalho perigosíssimo usado por muitas pessoas desesperadas pela perda de peso foi fechado.  A proibição dos inibidores de apetite mazindol, anfepramona e femproporex, que já havia sido publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) há 60 dias, finalmente entrou em vigor.


Também houve mudanças na regulamentação da sibutramina, que agora só pode ser receitada com doses diárias menores do que 15 miligramas por dia. Mesmo dentro dessa quantidade, o médico deverá também preencher um termo de responsabilidade instituído pela Anvisa para recomendar a substância. Estudos realizados na Europa – onde os remédios já estavam proibidos há cerca de um ano – mostram que a possibilidade de problemas de coração e da circulação aumentam em pessoas que estejam utilizando os medicamentos citados.

Independentemente dos argumentos de produtores ou comerciantes de emagrecedores – que possivelmente serão afetados negativamente com a decisão – há que se dizer: riscos reais associados ao consumo incorreto ou desnecessário desses remédios irão diminuir.
É claro: cada um tem o direito de escolher o que quer consumir, mas a promessa tentadora de “emagrecer sem fazer esforço” parece levar pessoas com auto-estima mais vulnerável - sejam elas Plus Size ou não - a escolher a aparência em vez da saúde, e essa é uma opção bem arriscada.
Vale a pena aumentar a chance de ter problemas cardiovasculares para simplesmente sentir menos fome? Vendo dessa forma, parece óbvio que não. Só que o que se passa na cabeça de alguns indivíduos que sofrem com obesidade não é só isso. Essa pessoa também pesa na balança o “sentir-se bem com o corpo”, relacionando de forma irresponsável magreza e saúde.

Não tem nada de saudável em emagrecer com remédios. E quanto a sentir-se bem com a questão estética, isso não depende de estar magro. Depende da postura que você mantém consigo mesmo, de como se enxerga e de como se mostra aos outros. Emagrecer para ganhar saúde é um caminho difícil, que exige tempo, esforço e paciência. Mas qualidade de vida é um prêmio recompensador e que não vem em comprimidos.

Por esse motivo, mantenho claro o meu apoio à decisão da Anvisa, ainda que ela possa prejudicar setores ligados à produção e ao comércio de emagrecedores. Quando se trata de saúde, ter precaução é sempre a melhor saída.


Leonardo Schenato Barroso.

PS: E vocês, leitoras do CWB Plus Size, o que acham da proibição? Já tiveram experiências com emagrecedores? Acham que eles deveriam ser liberados ou não? Queremos a  sua participação.

3 comentários:

  1. Eu usei muita porcaria dessa já...
    Teve uma vez que eu comprei numa farmácia de manipulação uma fórmula especial era um tal de FAB75, era milagroso mesmo, pois em 1 mês eu tinha emagrecido quase 15 quilos, parece perfeito né?
    O porém disso tudo, eu não comia mais, não dormia mais, tava sempre a 1000 por hora, comecei a perder completamente a concentração, nem dirigir mais direito eu podia, ficava irritada com o barulho de uma gota no chão, taquicardia parecia que ia me matar....
    Mas, pensa que eu queria parar? eu tava super viciada naquela coisa....
    Graças a Deus uns 2 meses depois que comecei a tomar, a farmácia foi interditada pela vigilância, mta gente tava denunciando a dita droga que continha na fórmula muitos inibidores com 75ml a dose (o recomendado hj é 15 ml dia) eu tomava 3 doses ao dia.... imaginem vcs....

    Mesmo assim, não criei vergonha, passou uns meses eu comecei a tomar o femproporex, também em dose cavalar, junto com ele tive que tomar remédio p dormir, pq eu passava acordada dias.... logo depois os sintomas anteriores começaram a voltar, e eu tive uma crise feia de estresse altíssimo, fiquei em repouso um tempo, estava com anemia elevada, crise de hipoglicemia constante, enfim....
    os quase 30 quilos perdidos de nada valeram, pq eu esculhambei com minha saúde...
    sem falar que perdi o vigor, não era mais a serelepe de antes....
    Depois eu acabei engordando de novo e a luta com a balança retorna, mas, não uso mais medicamentos, a menos que não haja outra opção... mas.... sempre vai haver.....

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Dani, que problemão que esses medicamentos te arranjaram, hein?

    E hoje em dia, você ainda sofre dos sintomas como insônia e indisposição?

    ResponderExcluir
  3. Sofro sim, insônia e lapsos de memória, indisposição, e dores de cabeça com frequencia... não sei se tudo isso está relacionado, mas, afirmo que, minha concentração, nunca mais foi a mesma....

    ResponderExcluir

Sua participação é muito importante, pois é você também quem faz o blog! Então fique à vontade para compartilhar sua opinião!

Siga o CWB Plus Size!

Follow Me on Pinterest