quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

PLUS SIZE - Nossa posição sobre a Obesidade


Em muitos momentos nós do Curitiba Plus Size - assim como parceiros de outros blogs e websites que têm a ver com a cena Plus Size - somos questionados em relação ao nosso posicionamento a respeito da obesidade e da saúde das pessoas de forma geral.

Afinal de contas, ser a favor da auto-estima dos Plus Size é ser a favor da obesidade? Ou, de certa forma, incentivar as pessoas a se acomodarem com a obesidade? A questão aqui definitivamente não é essa. Estamos cientes, assim como todos deveriam estar, de que há uma série de problemas de saúde que se potencializam com a obesidade

Sabemos que os riscos cardíacos são maiores para obesos, que colesterol alto está diretamente relacionado a estar acima do peso e que a obesidade infantil pode aumentar as chances do indivíduo desenvolver um quadro de diabete, por exemplo. Não vou continuar me prolongando nesses efeitos, até porque não sou nenhum especialista da área de saúde. Mas tenho consciência de que há ainda mais problemas além destes.
                
 Tendo tudo isso em vista, faço questão de afirmar: não somos pró-obesidade. Não lutamos por uma sociedade mais obesa ou para promover recordes na balança. Simplesmente acreditamos que uma pessoa na condição de obesidade não deve ter problemas com a sua auto-estima. Não achamos que o peso das pessoas tenha alguma relação com seu valor.
                 
Somos a favor da idéia de que pessoas Plus Size têm a mesma capacidade de serem bonitas, respeitadas, amadas e desejadas que qualquer modelo andando nas passarelas. A obesidade NÃO É uma barreira definitiva para a felicidade e para as coisas boas da vida. Fazer com que o mundo entenda isso faz parte da nossa missão.
                 
Também está no nosso entendimento que pessoas Plus Size têm todo o direito de exigir produtos e serviços destinados especificamente para elas em vez de uma sociedade inteira lhes exercendo pressão para que mudem a forma de seus corpos. Sabemos também que, às vezes, TODOS precisamos de apoio, de amigos e de pessoas que nos dêem força.  É com o objetivo de suprir essas necessidades que criamos e mantemos funcionando o Curitiba Plus Size. Acho que, agora sim, nossa posição está clara. E é a partir dela que lançaremos todas as nossas ações daqui em diante.

Leonardo Schenato Barroso
Responsável pelo Marketing e pela Coordenação de conteúdo do Curitiba Plus Size.





TAGS: CWB Plus Size Curitiba Obesidade

Um comentário:

  1. Esses dias passei por uma situação bem "atípica", fui fazer um admissional para o concurso, e antes mesmo de qualquer coisa, o médico disse prá mim: se vc continuar assim obesa vc vai morrer...
    eu choquei....
    ele não tinha sequer visto meus exames, minha saúde está bem, ótima, fiz sem nenhuma dificuldade os exercícios que depois ele propos....

    o que me deixou indignada foi a forma da abordagem dele...

    Eu sou obesa, mas, tenho me exercitado, controlado a alimentação, levo uma vida saudável...

    Há casos sim, que a pessoa não se assume, e ai fica impondo barreiras para a própria vida, essas pessoas precisam mudar sua mentalidade para poder dizer que são plus size... elas ainda são obesas mal resolvidas...

    O blog é uma ferramenta extremamente útil....
    Cada dia mais estou aki, promovendo e apoiando....

    ResponderExcluir

Sua participação é muito importante, pois é você também quem faz o blog! Então fique à vontade para compartilhar sua opinião!

Siga o CWB Plus Size!

Follow Me on Pinterest