terça-feira, 10 de abril de 2012

Aconteceu Comigo...


Olá queridas leitoras do CWB Plus Size!

Trouxemos para vocês um artigo que fala sobre a visão de uma mulher que acompanhou as mudanças não só na sua vida ou imagem que foram se modificando ao longo dos anos,  mas também as mudanças em Curitiba no segmento de moda. Antes não havia produtos suficientes para atender a demanda plus size e isso a levou a abrir sua loja, a Gioconda Tamanhos Especiais,  onde hoje comercializa roupas para nós gordinhos.

Espero que gostem do artigo, pois eu me identifiquei com boa parte dele! Sofri com as mesmas dificuldades e compartilhei de alguns anseios e soluções. 

Bom, lá vai:

"Aconteceu comigo

Eu lembro muito bem de quando abriu a Modelar Bigger Size em Curitiba.
Não era fácil ser gorda nos anos 60 e 70: quando se encontrava alguma roupa maior nas lojas, era vestidão preto, marinho ou marrom. Preto feio, marinho feio, marrom feio, se é que dá pra imaginar isso. A única alternativa era os estampados muito coloridos, que nem a bisavó usava de cabeça erguida.
Calças compridas de tecido fino ou de malha grossa davam uma alternativa um pouco menos constrangedora, mas com o que ia em cima, blusas, camisas ou túnicas, o desastre se repetia.
Uma coisa era melhor que agora naquele tempo: encontrar uma boa costureira era coisa comum. Todo mundo costurava.
Afinal, a maioria das mulheres ainda se dedicava exclusivamente ao lar e à família e, quando não, fazia trabalhos ditos femininos, entre os quais, a costura. Eu tive a grande alegria de viver com uma pessoa que tinha mãos de fada: minha Mãe.
Além de criar e realizar com perfeição, fazia tudo com prazer e nossas roupinhas de bebê e de criança eram apreciadas na rua. Crescendo, as três meninas estavam sempre em dia com as novidades dos figurinos.
Quando a puberdade chegou, com a explosão desenfreada de hormônios, os quilos que imigraram com os antepassados italianos começaram a se acumular. E a mãe inventando moda e dando traços à bola pra ajeitar as filhotas. A coisa começou a complicar com a popularização do jeans. Lidar com aquele tecido grosso e duro, tachinhas e botões não interessou a fada.
Então voltamos à Bigger Size, lembrando que foi uma iniciativa do grupo Modelar, grandes lojas que vestiam a mulher curitibana. Ficava ali no começo da Vicente Machado, numa casa grande onde antes ou funcionou a Batavo.
Tinha muita roupa e provadores espaçosos. Minha irmã, descobridora de novidades, me levou lá. Eu já tinha desistido de me vestir com roupa de loja, porque tinha cansado da cara das mocinhas que me olhavam com pena ou desprezo e diziam: “Para o seu tamanho não vamos ter”. E olhem que eu usava o tamanho 48!
Tenho certeza que alguém compreende exatamente como me senti, quando levei para o provador umas quinze ou vinte peças, entre blusas, calças e vestidos, todos lindos. A próxima sensação foi de euforia, quando disse pra vendedora: “Ficou grande!!! Tem menor?” Saí de lá com braçadas de roupas e um sorriso escancarado. Estava começando uma nova fase da minha vida.
Não sei como nem por que a loja fechou alguns anos depois e deixou um espaço que demorou pra ser preenchido. Foi então que comecei a pensar: “Um dia ainda vou ter uma loja de roupas lindas de tamanhos grandes!”
Daqueles anos de paz e amor pra cá, aos poucos o comércio está percebendo que todos gostam de se vestir bem e que, no mínimo, precisam e têm direito de se vestir. Homens e mulheres com manequim acima de 44 são a maioria da população, disse um instituto de pesquisa. Vocês podem estar pensando por que cito a Bigger Size explicitamente. Não é uma propaganda: é um tributo.

Jeanine Lepca Campelli é professora, tradutora de italiano e feliz proprietária da GIOCONDA tamanhos especiais."


Após ler esse artigo, tivemos muita curiosidade de saber quem era essa mulher, então saímos em busca da Dona Jeanine, que nos convidou prontamente para uma visita à loja Gioconda!

Nos recebeu muito alegremente, fazendo questão de que falássemos mais sobre o blog e sobre a nossa experiência. Fomos para fazer uma entrevista e acabamos entrevistados também! Foi muito divertido! Registramos esse encontro para vocês!

A Gioconda: 
Gioconda Tamanhos Especiais
 Gioconda Tamanhos especiais




Por que o nome "Gioconda"?


"Mona Lisa (também conhecida como A Gioconda ou, em francês, La Joconde, ou ainda Mona Lisa del Giocondo), é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento Italiano." 

(Fonte: Wikipédia)





A loja:

GIOCONDA TAMANHOS ESPECIAIS
Situada na Rua Conselheiro Laurindo, 89, bairro Centro - Curitiba.
Tel: 3019-8656
Twitter da Gioconda


Genteeee, na Gioconda tem Otero Plus Size! (Veja as peças da coleção outono inverno da Otero Plus Size)


O encontro:

CWB Plus Size e Gioconda Tamanhos Especiais 01

CWB Plus Size e Gioconda Tamanhos Especiais 02

Esculturas na loja Gioconda Tamanhos Especiais
 Os mimos!

Olha que coisa mais fofa! Além de ganhar uma nova amiga, ganhei também esse mimo:

Bolsinha da Gioconda
Bolsinha Gioconda!

detalhes da bolsinha
Detalhes da bolsinha!

E aí, gostaram? Espero que sim! ;)

Nós do CWB Plus Size gostaríamos que, assim como a Jeanine, vocês também compartilhassem sua história com a gente!



Agradecimentos:

Gioconda Tamanhos Especiais que gentilmente nos recebeu.
Otero Plus Size que nos forneceu o artigo e contato da Loja Gioconda.

7 comentários:

  1. Querida Liliana
    Foi um prazer receber a sua visita! Agradeço o espaço dado à Gioconda e ao meu relato.
    Estou me dedicando com muito carinho pra levar adiante este meu projeto de oferecer roupas legais pra quem tanto se bate neste mundo que acredita que ser muito magro é a única opção. Imagine que inaugurei a Gioconda com roupas femininas e masculinas a partir do manequim 48 e já na primeira semana aprendi que precisava começar do 46, já que muitas pessoas protestaram: "Somos gordos pra ser magros e magros pra ser gordos! A gente não encontra o que vestir nas lojas comuns e nem nas plus size!" Agora, completado o terceiro ano de vida, a Gioconda já está trabalhando com o manequim 44, porque temos clientes que se recusam a se sentir acima do peso só porque muitas fábricas diminuiram a modelagem e elas precisam girar várias lojas até encontrar uma roupa que sirva.
    Também tem o problema conhecido como desencontro de medidas. O que é 44 numa loja pode ser até 40 em outra!
    Agora você imagine uma pessoa de manequim 44 ter que sair de uma loja se sentindo gorda porque não tinha roupa pra ela?
    Dediquei um tempo à leitura do seu blog e vejo que vários temas que chegam a da dor de cabeça a quem está fora das medidas dos magrinhos vêm sendo contemplados. E isso porque só li as postagens desde fevereiro!
    Receba os parabéns pela sua criação e pela equipe que você formou! Fico muito feliz por ter sido indicada pela Otero pra você vir nos conhecer. Tenho muita satisfação de apresentar as roupas que eles produzem, porque são ótimas e porque eles estão sempre dispostos a ouvir sugestões.
    Tnho erteza de que teremos sempre muito que conversar e de que fazemos uma bela parceria!

    Superbeijo da Jeanine (sem Dona!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma honra receber sua visita aqui Jeanine!!!
      (sem o Dona!rs)

      Já tem um espaço no coraçãozinho desse blog! Muito obrigada pela calorosa recepção e pela valiosa colaboração!

      Grande beijo!!!

      Excluir
  2. Adorei a matéria! Como é bom saber que o mundo mudou e ainda está mudando...todos merecemos se vestir bem, independente de medidas,beleza física,o importante na vida é o amor, quando você ama,tudo fica lindo!

    Comece amando o proximo como você gostaria de ser amado, eu sempre digo essa frase!



    Beijinhos de Rose Mamede

    ResponderExcluir
  3. Belíssima história...
    antes todas as pessoas fossem como ela, com vontade de fazer algo para superar as barreiras, Jeanine, um exemplo de pessoa...
    Eu já passei ali pertinho e nunca tinha tido curiosidade de visitar a loja... qualquer dia desses, vou la pelo menos conhecer e bater um papo com ela.....

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela matéria! Cada um é o que é,e basta!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela matéria! Cada um é o que é,e basta!

    ResponderExcluir
  6. Adorei ! Tudo a cara da Jeanine ! SUCESSO ! BJS SUZI

    ResponderExcluir

Sua participação é muito importante, pois é você também quem faz o blog! Então fique à vontade para compartilhar sua opinião!

Siga o CWB Plus Size!

Follow Me on Pinterest