segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Alimentos Funcionais – Amido resistente e Beta glucanas – Parte II


 Olá pessoal! 

Vamos continuar nossa conversa sobre alimentos funcionais?

Somente a partir dos anos 80 é que se iniciou a observação sobre uma fração do amido que escapava da digestão no intestino delgado e chegava ao colon onde servia de substrato para a microbiota intestinal.  A esta fração foi dado o nome de amido resistente.

Desde então, observou-se que determinados efeitos fisiológicos, antes atribuídos às fibras alimentares, poderiam também ser atribuídos ao amido resistente.

Amido resistente pode ser definido como um carboidrato complexo que não é digerido nem absorvido no intestino delgado. No entanto, pode ser fermentado no intestino grosso. É semelhante às fibras insolúveis e previne a constipação intestinal (e doenças associadas) por aumentar o bolo fecal e reduzir o esvaziamento gástrico. Por não ser facilmente digerido, ele passa pelo estômago e pelo intestino delgado e então se deposita no cólon.

Lentilha
Lá chegando o amido e atacado por bactérias (da mesma forma que atacam as fibras) produzindo butirato: um ácido graxo de cadeia curta com qualidades anti-câncer. Pode ser considerado um alimento funcional e por contribuir com a saúde do trato digestivo ele pode ser classificado como um prebiótico. Também apresenta uma ação simbiótica, ou seja, atua de forma harmônica e positiva com a microbiota intestinal. Ao adicionarmos pequenas porções de amido resistente às  nossas refeições isto acarreta uma diminuição das calorias ingeridas em até 10%.

Prebiotico: utilizada como alimento pelas bactérias benéficas (pro bióticos) presentes no nosso intestino.
Probiótico é uma palavra que vem do grego e significa pró-vida. Pode ser definido como organismos vivos que ingeridos em determinado número produzem efeitos benéficos ao seu hospedeiro. Estão presentes na nossa microbiota intestinal.

Feijões
Estudos realizados por pesquisadores da University of Surrey e Imperial College London mostram que eles atuam na regulação do metabolismo do apetite e também diminuem a resposta insulínica pós prandial. Os estudos sugeriram que uma quantidade de 48 gramas/dia seria o indicado para administrar a síndrome metabólica e o apetite.

Beta Glucanas: Estudos divulgados pela American Diabetis Association demostram que o consumo de refeições com alto teor de amido resistente ou β- glucana diminui o pico de insulina e concentração de glicose plasmática.
Arroz
A redução da resposta glicêmica foi aumentada com a combinação dos dois elementos amido resistente e fibras solúveis. Os consumos de alimentos contendo moderadas quantidades destas fibras podem auxiliar no metabolismo da glicose tanto em mulheres normais quanto as que estão com sobrepeso.
β- glucana: fibra alimentar (solúvel) que auxilia na redução da absorção de colesterol. Possui também efeito sobre a degradação do amido e carboidrato disponível e conseqüentemente, sobre o índice glicêmico dos alimentos ingeridos. Sua ingestão é indicada com o objetivo de modular a glicemia e a necessidade de insulina, no tratamento da obesidade, doenças cardiovasculares e do diabetes.

Leguminosas
Lentilhas
Outros estudos realizados por cientistas a University of Illinois demonstram que as leguminosas contêm elevadas quantidades de fibras e de amido resistente, quando comparados aos cereais, à farinha e aos produtos a base de grãos.
Banana verde
George C. Fahey Jr, organizador do estudo comenta que Sempre pensamos nas leguminosas devido a sua proteína o que está correto. Mas alem da proteína, elas nos fornecem fibras e amido resistente, propiciando uma boa nutrição.

Cevada
Foram estudados 29 alimentos, destes, 7 variedades de leguminosas possuíam a mais alta quantidade de ambas: fibras e amido resistente. Foram encontradas 43% de fibras totais no feijão preto, destas, 63% são de amido resistente. Cereais como cevadas e milho também contem boas quantidades de amido resistente, mas as quantidades de fibras são inferiores. O exaustivo processamento pelos quais os grãos passam para poderem ser transformados em farinha reduz muito seu amido resistente baixando a menos de 2% no arroz em detrimento de 15% da aveia integral a atingir o colón.

Batata cozida
Para se ter o beneficio do amido resistente, devemos ingerir os produtos baseados em grãos e leguminosas os quais foram moderadamente cozidos (não exagerando no cozimento). Dessa forma nos conseguimos uma boa quantidade de amido resistente e muitas fibras para alimentar as colônias intestinais.



Digestão dos amidos:
Milho
Com relação à velocidade em que podem ser digerido pode-se dizer que existem 3 grupos de amidos. Os que são digeridos: rapidamente (cerca de 20 minutos), os que são lentamente digeridos (entre 20 e 120 minutos) e ainda o amido resistente (que não será digerido e sim processado pelas bactérias do intestino).

Em quais alimentos podemos encontrar o amido resistente e as B-glucanas:

Além das leguminosas já citadas anteriormente (lentilhas, feijões, grão de bico, etc), o amido resistente pode ser obtido através do arroz e batatas cozidos de véspera (no dia anterior). Também a banana verde, milho, cevada possuem este tipo de amido.  
As β- glucanas estão presentes principalmente na aveia, na cevada e em certos tipos de cogumelos.
Lembro que é muito importante não fazer a automedicação ou a escolha de alimentos sem uma orientação de um médico ou de uma nutricionista.




Desejo às minhas leitoras uma semana repleta de muita paz!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante, pois é você também quem faz o blog! Então fique à vontade para compartilhar sua opinião!

Siga o CWB Plus Size!

Follow Me on Pinterest