terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PLUS SIZE - Cumprindo a Promessa de Final de Ano


Olá pessoal do Curitiba Plus Size!

Hoje vou falar sobre um dos assuntos mais citados nas promessas de final de ano, o de iniciar uma alimentação mais saudável no ano seguinte.

A minha perda de peso (20 kg) é resultado da decisão de colocar em prática a meta que eu me estipulei em vários finais de ano e em muitos finais de semana: do tipo “segunda eu começo” ou “no ano que vem...”, frases bem conhecidas por todos!

Bem, com a virada de ano, a gente se promete a perda de peso e para mim esse é o momento para começar a cumprir essa promessa. É no verão que o corpo pede por alimentos leves, saudáveis, ingestão maior de líquidos então, no sentido da alimentação, tudo conspira a favor. 


No verão há mais motivação, o sol estimula atividades ao ar livre, socialização. Sendo assim, contribui para colocar nosso "Projeto" em prática, pois no inverno, com o frio, o corpo pede alimentos mais calóricos e a preguiça  e vontade de se enfiar embaixo das cobertas acaba predominando.

E, tendo se disciplinado nesses períodos antes do inverno, quando ele chegar, teremos apenas de manter tudo o que foi conquistado, porque é mais difícil manter uma dieta ou rotina de exercícios quando não foi algo feito gradativamente.

Quero ressaltar que não estou aqui para dizer qual dieta é a ideal, que exercício você deve fazer, pois são coisas muito importantes para alguém leiga como eu sair indicando. Eu fiz o que especialistas me indicaram, atividades e rotinas de alimentação que foram preparadas baseadas no meu dia-a-dia, nos resultados dos meus exames médicos e nas condições do meu corpo especificamente.Sendo assim, vou compartilhar com vocês como se deu todo o processo, o que me motivou, como comecei a colocar em prática o que ficava somente na promessa.

Dicas dos profissionais em breve!

Como eu já havia dito no post do meu Antes e Depois , além do meu desejo de mudar, o fato que contribuiu significativamente para essa transformação, foi conhecer o trabalho da Coach Melina Kunifas. Em um dos seus vídeos, ela fala sobre resoluções de final de ano, e que quando você segue um estilo de vida todos os dias, não adianta querer revolucionar, mudar da noite para o dia, se impor um objetivo que de tão radical, fica difícil de ser colocado em prática, pois isso vai contra a sua natureza, portanto dificilmente ocorrerá a mudança planejada.

De forma resumida, Melina dá dicas que servem basicamente para QUALQUER OBJETIVO que pretenda alcançar, no meu exemplo o objetivo é a perda de peso:

Canal no YouTube para ver todos os vídeos: Melina Kunifas

Meu exemplo:

Definir seu objetivo: perda de peso


Definir como você pretende alcançar esse objetivo (alguns se tornaram para mim objetivos secundários e consequentemente surgiram novos passos):
1º Passo - Fazer um check up médico
2º Passo - Ir à um nutricionista
3º Passo - Iniciar reeducação alimentar
4º Passo - Adotar pequenas mudanças como: utilizar escadas ao invés de elevadores, deixar o carro mais longe no estacionamento do mercado para caminhar um pouco mais, etc.

Lembrando que  essa foi a ordem que eu segui, mas cada um pode e deve definir a sua própria ordem.


“Pequenos passos, que sejam desafiadores e que ao mesmo tempo vocês consigam cumprir, senão desmotiva.”

“Somente o fato de você ter um objetivo já te torna uma pessoa de sucesso, e admitir que não pode cumpri-lo sem ajuda também! Uma pessoa segura de si mesma, pede ajuda!”


E assim que um objetivo for cumprido, parta para outro até que se cumpram vários ou todos, e quando você olhar para trás, perceberá o quanto evoluiu e que aos poucos foi caminhando rumo à um novo estilo de vida.

A partir dessas dicas, cheguei às justificativas e conclusões de tudo que me auxiliou a alcançar meu objetivo, e espero compartilhar isso com vocês!     


Dicas:

  1. Colocar em prática o objetivo porque é uma meta pessoal sua e não por vontade alheia, pois mesmo que você tenha sucesso no cumprimento do mesmo, pode ser que o sucesso não se aplique à elevação da sua autoestima.
  2. Não coloque um evento como justificativa para o cumprimento do objetivo, por exemplo: “Quero emagrecer para tal festa”, pois além da possibilidade de não conseguir cumprir tal imposição, você pode se desacreditar ou recuperar o peso perdido e ainda ganhar uns quilos a mais.
  3.  Não se atenha demais a datas e prazos para cumprir o objetivo da perda de peso, pois corre o risco de se desesperar e colocar tudo a perder, e afinal, os quilos adquiridos ao longo de anos não irão desaparecer em dias. Pelo menos não de forma saudável.
  4. Busque um equilíbrio entre as coisas que gosta. Não adianta se impor uma nova alimentação ou uma rotina de exercícios se elas não estiverem dentro daquilo que gosta de fazer, senão elas não durarão.
    Conclusões:
  1.     Disciplina  e força de vontade são sim itens fundamentais para que o objetivo estipulado seja cumprido.  
  2.    Nunca se deve permanecer com um objetivo só. A minha meta era perder pelo menos 20 kg, e ela foi cumprida. Meu próximo objetivo não precisa continuar sendo a perda de peso se eu estiver feliz comigo mesma. Portanto, meu objetivo atual, além de outros que tenho, é manter o resultado conquistado.   
  3.     E sim, ainda sou gordinha, plus size! mas emagreci PARA MIM, portanto cumpri a meta estipulada por mim e para mim. Se EU sentir que preciso estipular novas metas de perda de peso, o farei! (Inclusive já estou colocando em prática! rs)
   Bom meus amores, à princípio é isso! Espero que essas dicas possam ser úteis de alguma forma e aguardamos as dicas e experiências de vocês! Fiquem à vontade para perguntar qualquer coisa, a ideia é que possamos contribuir para alavancar o cumprimento dos seus objetivos e metas!



   TAGS: CWB Plus Size Curitiba Objetivo Perda de Peso Melina Kunifas

4 comentários:

  1. Algumas coisas por mais fáceis que pareçam aos outros, nem sempre o são de fato para nós.
    Vc mostrou que, para que possamos atingir as metas, precisamos de objetivos, disciplina e algumas renúncias....
    Amei o post...
    Também gostei da forma com que a Coach coloca o planejar... Muito bom....

    ResponderExcluir
  2. adorei o post muito esclarecedor!!
    foi legal pq vc colocou sua meta em exposição para explicar que cada um deve cuidar da sua saude e estética de forma responsavel!

    ResponderExcluir
  3. Perde peso, fazer promessas de fim de ano e tipico.
    Mas agora cumpri o que mas dificil
    Mas você esta certa
    Amei o post!

    SEGUI MEU BLOG VAI SER UM PRAZER TER VOCÊ LÁ

    www.jeitoggdeser.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Achei muito lúcido o que foi escrito !
    É bem por aí, perder peso deve ser uma mudança para sempre na vida de quem quer bem estar.
    Acho que mais que um objetivo de apenas emagrecer, ganhar qualidade de vida é fundamental.
    E como foi dito no post são passos pequenos e mudanças simples que fazem a grande diferença.
    O lema é devagar e sempre e tudo fica mais possível.
    Gostei =)

    ResponderExcluir

Sua participação é muito importante, pois é você também quem faz o blog! Então fique à vontade para compartilhar sua opinião!

Siga o CWB Plus Size!

Follow Me on Pinterest